XIII Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM)
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
XIII Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia

Prêmios



SOBRE A MISSÃO DO COPEM E PREMIAÇÕES

Tem sido uma das mais nobres funções da SBEM-SP e das Comissões -Organizadora e Científica do COPEM estimular a difusão do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa na área de Endocrinologia e Metabologia.
O alto nível de conferências e simpósios do congresso, além do crescente empenho dos participantes em apresentar o melhor de sua pesquisa através dos temas-livres, tem nos impulsionado a continuar reconhecendo essas contribuições de excelência através de prêmios, proporcionando mais um estímulo para jovens-investigadores e professores-pesquisadores, sempre guiados por uma política baseada no mérito do trabalho apresentado e na imparcialidade de julgamento.



SÃO ELES:




PRÊMIO PESQUISADOR SÊNIOR SBEM-SP


O Prêmio Pesquisador Sênior SBEM-SP é a mais alta condecoração de reconhecimento pela contribuição cientifica da sociedade de endocrinologia regional. Foi concebido na primeira edição do 1º COPEM (1994) para premiar o endocrinologista sênior em atividade que tivesse realizado em sua carreira, contribuições significativas na pesquisa, na docência, na formação de discípulos e na participação da vida da sociedade. O Prêmio consiste em Diploma, Medalha, inscrição no congresso e numa soma em dinheiro definida e atualizada pela SBEM-SP. O premiado deverá proferir uma conferência durante o congresso, abrangendo aspectos recentes de seu trabalho ou uma revisão crítica de suas contribuições. A seleção do candidato é feita pela Comissão Científica do COPEM e nenhum membro da referida Comissão poderá ser premiado.


Neste ano, temos a honra de entregar o prêmio à Profa. Dra. Ana Claudia Latrônico:


Profa. Dra. Ana Claudia Latrônico

Tema da conferência: “As peças do complexo quebra-cabeça do desenvolvimento puberal humano"

Mini currículo:
Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, Chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas; Pesquisadora Principal do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular LIM/42 do Hospital das Clínicas da FMUSP, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1A, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (desde de 2016) e Editora Associada do Journal of Endocrine Society.

Histórico:
Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1987), médica residente do Departamento de Clínica Médica/Endocrinologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (1988-1991), especialista em Endocrinologia e Metabologia (1991) e em Endocrinologia Pediátrica (2001), doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995) tendo realizado doutorado sanduíche no National Institutes of Health (NIH), Bethesda, Estados Unidos (1994-1995). Pós-doutorado pela FMUSP com apoio FAPESP (1996-1997), Livre-Docência pela FMUSP (2001). Ganhadora do Prêmio Jovem Investigadora do II COPEM (1996). Ganhadora do Prêmio Richard E. Weitzman Memorial Award (2003) e International Excellence in Endocrinology Award (2019) concedidos pela Sociedade Americana de Endocrinologia. Orientadora das teses de doutorado ganhadoras do Prêmio CAPES 2009 e Menção Honrosa 2012 e 2017. Autora de artigos completos publicados em periódicos internacionais e nacionais (170 artigos, PUBMED), com destaque a quatro publicações na revista The New England Journal of Medicine. Principais linhas de pesquisa: aspectos clínicos e moleculares da puberdade precoce, hipogonadismo hipogonadotrófico e tumores adrenocorticais.




PRÊMIO PROFESSOR EMÉRITO


Neste ano, estamos inaugurando o prêmio de Professor Emérito, e temos a honra de entrega-lo ao Prof. Dr. José Antunes Rodrigues:


Prof. Dr. José Antunes Rodrigues

Mini currículo:

1) Formação
Ano Título ou Atividade Instituição
1959 Médico FMRP-USP
1962 Doutor em Medicina FMRP-USP
1968 Livre-Docente de Fisiologia e Biofísica FMRP-USP
1972 Professor Adjunto FMRP-USP
1981 Professor Titular FMRP-USP

2) Histórico Profissional

FMRP-USP
Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, 1993-1997.
Vice-Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, 1989-1993
Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – 1980-1986.
Presidente da Comissão de Graduação da FMRP- de 1991 a 1993
Representante da Congregação da FMRP junto ao Conselho Universitário 2001 – 2003

RUSP
Presidente da Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT) – 1998-1999.
Presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) – 1988-1990 e 1998-1999.
Presidente da Comissão Central de Avaliação para a Carreira de Técnico Especializado – 1985-1987.

EERP-USP
Vice-Diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 1986-1989

OUTRAS ATIVIDADES
Presidente da Associação Latinoamericana de Ciências Fisiológicas-ALACF – 2003-2005.
Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) – 1997-2000.
Membro do Corpo de Conselheiros Nacionais da SBFis – 2012-2014.
Membro Emérito da American Physiological Society
Membro Emérito da Endocrine Society
Membro do Comitê de Assessores de Bioquímica, Biofísica, Fisiologia, Farmacologia,
Neurociências e Biotecnologia do CNPq – 1996-1998.
Membro do Comitê de Avaliadores da Área de Ciências Biológicas II da CAPES – 1998 a 2004.
Membro do Corpo Editorial do Neuroendocrinology.
Membro do Corpo Editorial do Am. J. Physiology
Membro do Corpo Editorial do Molecular Psychiatry.
Membro do Corpo Editorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research.
Coordenador dos Exames Vestibulares Unificados promovidos pela Fundação Carlos Chagas em Ribeirão Preto de 1973-1976.
Supervisor da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) para a região de Ribeirão Preto, 1976-1987.
Conselheiro da Sociedade Brasileira de Fisiologia de 1979-1981. Reeleito para o período 1981-1986.
Coordenador do Projeto "Formação de Recursos Humanos em Fisiologia", convênios B/39/79/241/00/00 e B86/81/246/00/00, outorgado pela FINEP aos Departamentos de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

PRÊMIOS
1959 - Prêmio Coronel Quito Junqueira - Fundação Sinhá Junqueira.
1959 - Presidente Altino Arantes - Fundação Sinhá Junqueira.
1989 - Prêmio SANDOZ - V Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia.
1993 - CPFL-PLUS, Companhia Paulista de Força e Luz.
1993 - Prêmio Antonino Rocha, Sociedade Brasileira de Investigação Clínica.
1998 - Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico MCT
2003 - Professor Emérito FMRP-USP
2005 - Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico MCT
2014 – Professor Honoris Causa na Universidade Federal do Rio de Janeiro




PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR SBEM-SP


Foi criado por ocasião da comemoração do X COPEM (2013) e que visa reconhecer pesquisadores jovens que desenvolvem pesquisa em endocrinologia em instituições no estado de São Paulo. Trata-se de um incentivo para jovens investigadores que estejam se destacando no cenário nacional e internacional e, certamente, desenvolvendo pesquisa de qualidade e com relevância na área de Endocrinologia e Metabologia. O candidato é considerado elegível se tiver até 45 anos quando do último dia do congresso em que concorre ao Prêmio. O Prêmio consiste em Diploma, Medalha, inscrição no congresso e numa soma em dinheiro definida e atualizada pela SBEM-SP. O agraciado pelo prêmio será comunicado antecipadamente e deverá proferir uma conferência durante o congresso, que terá como tema aspectos recentes de seu trabalho e ou linha de pesquisa.

As candidaturas ao Prêmio Jovem Pesquisador SBEM-SP podem e devem ser indicadas por qualquer sócio ativo da SBEM-SP até dois meses antes do congresso e, para o XII COPEM 2017, com a data limite de indicação até 13 de março de 2017, que deve ser feito eletronicamente através do e-mail: contato@sbemsp.org.br. Cada membro da sociedade poderá indicar somente um candidato. A indicação deve ser composta por carta de recomendação anexada ao e-mail juntamente com endereço eletrônico do Currículo Lattes do candidato nomeado. A escolha final do premiado será realizada através da avaliação do currículo dos concorrentes pela Comissão Científica que terá como base a qualidade da produção científica, levando-se em conta o fator de impacto dos periódicos nos quais os trabalhos do candidato foram publicados, além do número de citações recebidas de suas publicações e a posição de autoria nesses trabalhos.


Neste ano, temos a honra de entregar o prêmio à Profa. Dra. Maria Izabel Chiamolera:


Dra. Maria Izabel Chiamolera

Tema da conferência: "Uma composição fotográfica do eixo tiroidiano”

Mini currículo:
Maria Izabel Chiamolera, MD, PhD is a researcher at Laboratorio de Endocrinologia Molecular e Translacional and assistant physician at Thyroid and Neuroendocrinolgy Outpatient Clinics at Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Dr. Chiamolera is president of the Basic and Translational Endocrinology Department from Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM (2017-2018 and 2019-2020), and vice-president of Endocrine Disruptors Committee (2019-2020) at the same society. She received her M.D. from EPM-UNIFESP, Brazil. She has completed her Endocrinology Residency and her PhD at EPM-UNIFESP and a post-doctoral fellowship in Pediatric Metabolism at The Johns Hopkins University, Baltimore, USA. Her research interest is Hypothalamic-Pituitary-Thyroid (HPT) axis regulation, including thyroid hormone receptor physiology, particularly negative regulation, Resistance to Thyroid Hormone syndrome and endocrine disruptors action in HPT axis.




PRÊMIOS PARA OS MELHORES TRABALHOS NA FORMA DE TEMA-LIVRE ORAL E PÔSTER


Os seguintes prêmios serão oferecidos:


  • Melhor apresentação oral de pesquisa Clínica (R$ 3.000,00)
  • Melhor apresentação oral de pesquisa Básica (R$ 3.000,00)
  • Melhor apresentação oral de pesquisa Translacional (R$ 3.000,00)
  • Melhores apresentações em formato Pôster (um de cada área: básica, clínica e translacional) (R$ 1.000,00)

Para concorrer aos prêmios, o primeiro autor do trabalho deverá ser necessariamente o apresentador, e ter até 45 anos de idade ao final do congresso.
O primeiro autor de cada um dos 15 melhores resumos enviados (correspondentes aos finalistas de cada categoria de melhor trabalho de apresentação oral) ganhará a inscrição do congresso como forma de incentivo pela sua participação com trabalho de excelência.
O primeiro autor de cada um dos três pôsteres premiados também ganhará a inscrição para o congresso.

SBEM

4 Bio Biomm Boehringer Lilly Ipsen Novo Nordisk Ottoboni Takeda
SBEM

4 Bio Biomm Boehringer Lilly Ipsen Novo Nordisk Ottoboni Takeda